
Califórnia
5 motivos para escolher essa viagem
- Os cartões-postais de San Francisco, como a ponte Golden Gate, Chinatown e Fisherman´s Wharf, antiga área portuária que hoje abriga restaurantes, lojas e cafés.
- A região de Napa Valley, a apenas 100 quilômetros de San Francisco, com suas belas vinícolas abertas para visitas.
- O píer de Santa Monica, Hollywood e a Calçada da Fama, os clássicos de Los Angeles.
- San Diego e suas principais atrações: o centro histórico, com resquícios da mais antiga colônia espanhola da Califórnia, e o zoológico, considerado um dos melhores do mundo.
- O Parque Nacional de Yosemite, santuário natural com paredões de granito, bosques e vales que podem ser explorados em atividades como trekkings, passeios a cavalo e de bicicleta.

Check-list antes de fazer as malas
- Documento Passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da data da viagem de volta e visto americano. As regras para obtenção e renovação do visto foram alteradas em janeiro de 2017 (consulte a embaixada dos Estados Unidos).
- Dinheiro Dólar americano.
- FUSO HORÁRIO Quatro horas a menos em relação ao horário de Brasília. Essa diferença pode variar nos períodos de horário de verão.
- Idioma Inglês.
- Carro Carteira brasileira de habilitação (CNH) válida e passaporte são suficientes para você dirigir na Califórnia.
Só tem aqui
O Computer History Museum, no Vale do Silício, a cerca de 60 quilômetros de San Francisco. Na programação do museu, é comum haver palestras e workshops com grandes nomes das empresas de tecnologia, como Google, Facebook e Apple.
Programe-se
O clima é mediterrâneo na maior parte do estado, com verão seco (junho, julho e agosto) e inverno chuvoso (dezembro, janeiro e fevereiro). Em San Francisco, as temperaturas variam entre 13°C e 23°C no verão e 5°C e 13°C no inverno – o sul da Califórnia, onde estão San Diego e Los Angeles, é um pouco mais quente, com máximas que podem chegar a 30°C no verão. O período entre março e junho, com temperaturas amenas e preços mais baixos, é a melhor época para viajar. Para ver as parreiras do Napa Valley forradas de cachos, vá de junho a setembro.
Saiba mais
Democrática, cool, tolerante, alegre. E ativista. Assim é San Francisco, lugar que deu força a causas como as dos cicloativistas e dos gays, e que aposta na comida orgânica e propõe soluções urbanísticas sustentáveis para se tornar a metrópole mais verde dos Estados Unidos. Seu ritmo é tranquilo, perfeito para passear de bike ou nos famosos bondinhos que sobem e descem as ladeiras. A apenas 1h30 de viagem, Napa Valley ganhou fama como principal região produtora de vinhos dos Estados Unidos. Percorra as estradinhas que ligam suas vinícolas, curtindo a paisagem e, claro, degustando boas taças de vinho direto da fonte. Outras escapadas imperdíveis a partir de San Francisco: o Vale do Silício (a 60 quilômetros), sede de algumas das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo, e o Parque Nacional Yosemite (a 320 quilômetros), que tem tantas atrações naturais que vale dormir ao menos uma noite por lá. Mais ao sul, Los Angeles – mais precisamente, o distrito de Hollywood – é essencial para quem gosta de cinema. E San Diego, já na fronteira com o México, tem praias, museus, um dos melhores zoológicos do planeta e um incrível centro histórico, o Gaslamp Quarter, lugar para reviver o passado, fazer compras e curtir a vida noturna.
Veja mais dicas da Califórnia em To Go Blogs.