advertising

Tentativas de interferência política do governo Lula prejudicou o Ibovespa nos últimos meses, diz analista

Lula ibovespa interferência política
Imagem: Montagem/Julia Shikota

No final do ano passado, a bolsa de valores brasileira (B3) viveu um período de fartura graças à ótima performance do Ibovespa, que fechou 2023 com uma alta de 22,28%.

advertising

Mas, agora, esse mesmo índice parece estar causando uma certa ‘indigestão’ nos investidores por conta do mal desempenho visto nos últimos três meses. 

A queda de 4,8% em janeiro, alta de 1% em fevereiro e desvalorização de 0,7% em março assustou o mercado e fez muitas pessoas se perguntarem: os investimentos em ações não deveriam estar se beneficiando da queda dos juros?

Considerando que reduções na taxa Selic historicamente causam uma migração de dinheiro da renda fixa para a variável, a dúvida é completamente justa. 

Contudo, diversos fatores contribuíram para que o cenário econômico não fosse tão propício para ganhos como muitos imaginavam.

Além de os juros seguirem altos nos Estados Unidos, não se via uma fuga de capital estrangeiro daqui tão grande desde a pandemia.

Segundo Larissa Quaresma, até o Governo Federal tem sua parcela de ‘culpa’ nos números fracos do trimestre.

Ibovespa: quem é o responsável pelos dados ruins dos últimos meses?

“Um dos fatores que contribuiu para essa performance negativa do Ibov no trimestre, particularmente em março, é todo esse ruído envolvendo tentativas de interferência política em empresas estatais e ex-estatais”, diz a analista da Empiricus Research.

Como exemplo, ela cita o caso da Petrobras, que tomou conta dos noticiários ao anunciar que não distribuiria dividendos extraordinários no quarto trimestre de 2023 (decisão possibilitada pela mudança na política de remuneração aos acionistas realizada em julho do ano passado)

A orientação para reter os pagamentos veio do presidente Lula e, segundo o dirigente da petroleira, Jean Paul Prates, é totalmente legítima. Mas, independentemente da visão em relação a isso, o fato é que os papéis PETR4 e PETR3 chegaram a derreter mais de 10% após a repercussão.

Na Vale, a situação foi semelhante. A operação fracassada do Governo de tentar colocar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no comando da companhia foi um dos motivos que fez com que ela perdesse mais de R$ R$ 50 bilhões em valor de mercado este ano.

Juntas, essas empresas [que sofreram tentativas de influência] representam 28% do Ibovespa. Então, quando elas caem, é inevitável que esse índice caia também”, afirma Larissa Quaresma.

Onde investir neste mês? Veja 10 ações em diferentes setores da economia para buscar lucros. Baixe o relatório gratuito aqui.

Ibovespa vai subir? Veja o que pode influenciar a Bolsa em abril

Segundo a especialista em investimentos, “abril não vai ter grandes novidades em termos de temporadas de resultados”. Por isso, as atenções devem ficar muito voltadas ao macroeconômico. 

Quem realmente pode ditar os rumos da Bolsa nesse mês são os dados de inflação e falas de autoridades monetárias, como o presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell.

Não à toa, a Empiricus Research alterou sua carteira de ações recomendadas para torná-la um pouco mais ‘ousada’, só que sem abrir mão de nomes resilientes, como Itaú Unibanco (ITUB4) 

A gente continua apostando nas cíclicas domésticas não só por acreditar no ciclo combinado de queda de juros aqui no Brasil e lá no exterior, mas também pelo valuation dessas empresas, que continua muito atrativo”, explica Quaresma. 

“Por mais que as varejistas, incorporadoras e shoppings tenham dado uma recuperada, elas ainda estão muito baratas porque partem de um valuation muito depreciado. Isso também vale para algumas fintechs”.

[Carteira recomendada] 10 ações brasileiras para investir agora e buscar lucros – baixe o relatório gratuito

Relatório gratuito: conheça as apostas da Empiricus Research para ‘bater o Ibovespa’

Enquanto o Ibovespa apresentou uma queda de 0,7% em março, a carteira recomendada pela maior casa de análise financeira independente do Brasil alcançou uma valorização de 1,7%

Segundo a Empiricus Research, o ‘segredo’ para esse bom desempenho é a priorização de “empresas com comprovada capacidade de execução, uma governança sadia e um valuation razoável”.

“A existência desses fatores tende a nos apontar um potencial de valorização relevante”, diz.

  • A gigante do mercado financeiro agrupou suas indicações de ações em um relatório de investimentos e o está disponibilizando de forma gratuita. Para acessar essas recomendações, basta clicar no link abaixo.

No material, você encontrará o nome de tickers com alto potencial de lucro e uma breve explicação sobre a escolha.

O post Tentativas de interferência política do governo Lula prejudicou o Ibovespa nos últimos meses, diz analista apareceu primeiro em Empiricus.